terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MODUS OPERANDI

Modus Operandi, é um termo oriundo do latim e significa modo ou método de operação. Tem como fundamento as actividades próprias do criminoso, isto é, o modo pelo qual pratica determinada acção como hábito, por experiências anteriores.


A primeira matéria publicada sobre o tema, surgiu em Yorkshire, Inglaterra e teve como autor o major W. Atcherly, resultado este obtido através de inúmeras observações sobre cada caso que lhe era apresentado.


Modus Operandi é o conjunto de informações fornecidas pelo criminoso, através da sua específica e individual maneira de agir, incluindo a sua forma de de falar, de estar, ferramentas e armas que usa nos seus crimes, objectos que costuma furtar, métodos e técnicas utilizadas, além de outras características próprias, desde os seus dados pessoais, a tatuagens, cicatrizes, sinais característicos, deformidades físicas, modos de andar etc.

O Modus Operandi foi desenvolvido com base no próprio criminoso que, como todos os seres humanos, é uma criatura que adquire hábitos. Como se sabe, o hábito pode ser adquirido de forma intencional e de forma acidental. Depois de fazermos determinada coisa, o nosso subconsciente reagirá de uma maneira que, todas as vezes que formos fazer a mesma coisa, iremos fazê-la repetindo as acções da primeira vez que a fizemos. Isso naturalmente, dependerá do sucesso ou insucesso obtido na primeira acção realizada


Concluindo, o Modus Operandi é utilizado apenas para indicar as evidências, mostrar os objectivos comuns e formar a imagem do suspeito, quando há uma série de crimes em que se verificam ocorrências semelhantes.
Por outro lado, é prova suficiente, real ou circunstancial de um caso especifico, que se obtém com a finalidade de se formar uma identificação do provável autor do crime, assim como o grau de culpabilidade do mesmo.


Entre muitas outras coisas que se pode falar sobre o Modus Operandi, aqui ficou um breve resumo deste tema.
Espero que tenha sido do vosso agrado, volto em breve com mais matérias interessantes!


Um abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário