segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CAMPANA = OBSERVAÇÃO DISCRETA, FIXA OU MÓVEL (PARTE - 1)

 É a expressão de Gíria utilizada no Brasil, que significa observação ou vigilância discreta nas imediações de algum lugar, para conhecer os movimentos de pessoas ou para verificar a chegada ou aparecimento de alguém. Significa ainda, o seguimento de alvos, de modo discreto, para conhecer os seus movimentos e ligações.

A Campana é empregada pelas polícias, por criminosos e também por  Detectives Privados. Os bandidos usam-na para cometer os seus crimes, vigiam os locais, para conhecer os hábitos e os movimentos dos moradores (home-jacking), assim como de funcionários dos estabelecimentos onde pretendem dar o seu golpe e ainda, para evitar surpresas por parte da polícia, durante a acção.

É tão típica esta última maneira de proceder, que o ladrão que fica na vigilância, recebe a designação de campana. Uma das táticas atualmente usadas pelos ladrões é seguirem s sua vítima após esta ser meticulosamente escolhida, para a abordar no momento e lugar oportuno. Esta espécie de vigilância por parte dos gatunos, está muito generalizada, especialmente entre os "vigaristas" e assaltantes de rua, assim como a praga do momento, 0 “car-jacking”, em que a vítima é escolhida de acordo com a viatura que os bandidos procuram.

Normalmente são escolhidas pelos bandidos pessoas mais frágeis, como senhoras ou idosos, pois apresentam risco de confronto menor. É por vezes utilizada a violência extrema, de forma a surpreender a vítima, sem que esta tenha tempo ou oportunidade de reagir. Este “modus operandi”, nasceu pela dificuldade que os bandidos têem em roubar veículos pelo antigo método, através de "ligação directa", devido à grande evolução em tecnologias de segurança adoptadas pelas marcas de automóveis, principalmente de alta gama, no entanto, existem “scanners” descodificadores dos códigos de ignição, para colocar os veículos em andamento, o que requer intrusão no habitáculo do mesmo. Estes aparelhos são caros e esta operação acarreta maiores riscos para os bandidos, acabando estes por optarem pelo uso da violência, tornando-se uma acção mais rápida e eficaz.

 
O USO DA CAMPANA

O Detective Privado, usa igualmente a campana fixa e móvel. Estas devem ser desempenhadas com grande atenção e sentido de responsabilidade, porque inegavelmente essa forma de trabalho traz muitas vezes grandes benefícios nas investigações, podendo acontecer em alguns casos, a campana ser o último ou mesmo o único recurso, para obtenção de provas para conclusão de um determinado caso, ou para localização de pessoas.
 
A Campana pode servir para localização de pessoas, para ser conhecida a movimentação e ligação entre pessoas, para se observar reuniões e encontros de pessoas, para prevenir a prática de crimes e, de modo geral, para obtenção de provas em torno de assuntos penais, cíveis, comerciais, além de muito utilizada em casos de infidelidade conjugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário