sábado, 3 de março de 2012

Brasil quer combater pirataria na costa africana


O aumento da pirataria no Atlântico está a preocupar o Brasil, que está a ajudar a combater o fenómeno na costa ocidental de África para evitar que chegue às águas territoriais brasileiras, como confirmou o comandante da Marinha do Brasil, Júlio Moura Neto, aos jornalistas, em Cabo Verde."É uma preocupação mundial o aumento da pirataria. A pirataria está na costa leste de África mas temos a tendência que pode caminhar para a costa oeste da África, onde envolve o oceano Atlântico. O Brasil vê-a com muita preocupação. Ainda não chegou à costa brasileira, mas pode vir a chegar. Combatê-la é um desejo nosso", disse."Temos participado como observadores no ’Africa Partnership’, cujas operações decorrem no Golfo da Guiné, mas ainda não enviámos quaisquer meios navais para essa zona", acrescentou. “A possibilidade não está posta de lado”, adiantou.O comandante brasileiro, que terminou a sua primeira visita ao arquipélago, nesta quinta-feira, 1, falou ainda aos jornalistas, do acidente que aconteceu na Antártida, base de pesquisa mantida pelo Brasil, há 28 anos, e que foi recentemente destruída por um incêndio que provocou dois mortos."O acidente foi uma tragédia. O Programa Antártico tem 30 anos e a estação Comandante António Ferraz tem 28. O incêndio que destruiu a estação atingiu com muita força o nosso programa antártico mas já temos a decisão governamental de que vamos reconstrui-la e isso vai começar com a brevidade possível", explicou. Júlio Moura Neto adiantou que as autoridades brasileiras vão fazer "todos os esforços" para que a pesquisa na Antártida não seja interrompida, lembrando que é feita em dois locais: metade na estação incendiada e outra nos navios e refúgios que o país tem espalhados pela região."Vamos agora encontrar soluções para prosseguir com os projectos de pesquisa para que, no próximo Verão antártico, possamos retomar os trabalhos. Mas o que o comandante da Marinha do Brasil sente é a perda de dois homens, que são heróis. A pesquisa conseguiremos recuperar, mas os homens não", afirmou. Prometeu que "o futuro da base está garantido e a continuação da pesquisa também".Júlio Moura Neto manifestou também a preocupação face à protecção de toda uma vasta área territorial marítima brasileira onde se situam as principais plataformas petrolíferas do país, conhecida como "camada pré-sal"."A preocupação existe. Estamos hoje com um programa de construção de navios patrulha de 500 toneladas. Já temos dois, cinco estão em construção e há um projecto para construir mais 20. Falta acertar os recursos. Assim, a Marinha terá condições para manter um navio patrulha permanentemente junto aos campos petrolíferos", respondeu."Essa é a ideia e estamos a fazer um esforço financeiro muito grande para que possamos estar prontos para qualquer ameaça", concluiu. IMN
Fonte: A Semana

sexta-feira, 2 de março de 2012

SOSDESAPARECIDOS


IMPORTANTE:

Peço a todos que quando vejam uma alerta de desaparecimento por favor reenviem-nas a SOSportugal,SOSdesaparecidos ou SOSeuskadi.
  Tambémaproveito para advertir que as alertas que não constem nem zona de desaparecimento nem contacto , que desconfiem da sua veracidade ,contudo compreendemos que num momento de desespero e sem experiência de como se elabora uma alerta eficaz ,esses dados tão importantes ,acabem por fiarem esquecidos.

Se se desconhece zona de desaparecimento ou contacto para poder averiguar, É IMPOSSÍVEL ENVIAR UMA EQUIPA DE BUSCA OU POLICIA PARA INVESTIGAR...



FONTE: SOSPORTUGAL/SOSDESAPARECIDOS
 

DESAPARECIDO: ALBERTO GONÇALVEZ CARDOSO

ALBERTO GONÇALVEZ CARDOSO
desapareceu no dia 23-02-2012 na Loures-sta Iria da Azoia
76 anos
vestia o casaco q leva na fotografia,calças de sarja azuis escuras e boina azul
olhos azuis
cabelo grisalho
foi visto pela última vez por volta das 7h da manhã do dia 23
contacto da familia:214072903
 

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Lei de Armas: Proposta prevê interditar licença a autores de violência doméstica


A possibilidade de impedir que pessoas com historial de violência doméstica possam ter uma licença de porte de armas é uma das medidas previstas na Proposta de Lei de Armas - Versão 1, em socialização esta quarta-feira na Cidade da Praia. A informação foi avançada hoje aos jornalistas pela ministra da Administração Interna, Marisa Morais, à margem do workshop de socialização e aperfeiçoamento das opções constantes da proposta de lei de armas, que o Ministério da Administração Interna (MAI) tem em fase final de preparação.Segundo a ministra Marisa Morais, trata-se de uma proposta complexa, a ser socializada com as forças de segurança, entidades militares e principalmente com a sociedade civil, e que classifica "exaustivamente" as arma e representa um "alto grau" de dificuldade técnica."Restringe as possibilidades de obter armas através de licença, isto é, estamos a regulamentar numa perspectiva restritiva, por exemplo é necessário ter mais do que 21 anos de idade, fazer um curso de formação para poder obter a licença de porte de armas, a par de alguns outros requisitos também importantes", indicou a governante.A detenção de armas terá também a sua categorização, acrescentou Marisa Morais, versando a obtenção de licença de porte de armas apenas para a residência e a questão da marcação e do registo de armas, possibilitando melhor controlo da circulação de armas e agravamento de penas.Prevê-se igualmente a possibilidade de impedir que pessoas com historial de violência doméstica possam ter uma licença de porte de armas ou no caso de crime relacionados com a violência doméstica abrir-se a possibilidade de a arma ser de imediato apreendida e revogação da licença quando o titular tiver sido condenado por maus tratos ou quando estiver sob medida de coação.Isto porque, segundo a ministra, apesar de as mulheres não constituírem a maioria das vítimas (directas) das armas de fogo, são afectadas de diversas formas."Vários estudos sobre armas de fogo têm chamado a atenção para o papel que estas armas têm desempenhado na perpetração de violência contra mulheres, quer em casa, quer em espaços públicos, revelando que tendem a ser particularmente perigosas quando presentes no contexto privado, independentemente de quem é o proprietário da arma, da sua (i)legalidade e das sãs motivações", sustentou.Marisa Morais reitera ainda que se pretende acautelar situações que vão acontecendo um pouco por todo o país com esta proposta de lei, sublinhando haver uma "preocupação manifesta" com a segurança e com o bem-estar das pessoas e contribuindo para uma melhor tranquilidade das pessoas.
Fonte: Inforpress/Expresso das Ilhas

Facilitação de vistos para Europa começa em Maio


Cabo Verde e a União Europeia (UE) vão assinar dentro de dois meses o Acordo de Facilitação de Vistos e de Readmissão. De acordo com as fontes do A NAÇÃO, tudo está pronto, faltando apenas a assinatura dos documentos nesse sentido.
Ao que tudo indica, 9 de Maio, Dia da Europa, é a data escolhida para a assinatura dos documentos, que acontece ao abrigo do acordo de parceria especial entre a cidade da Praia e Bruxelas.Abordado sobre o assunto, o embaixador da UE na cidade da Praia, Josep Coll, admitiu que Maio é o horizonte temporal fixado para a referida assinatura. "De facto, estamos a negociar os últimos elementos de um duplo acordo, de facilitação de vistos e de readmissão", disse.Conforme aquele diplomata, os acordos serão os frutos da Parceria para a Mobilidade que Cabo Verde e a UE assinaram em Junho de 2008. "As negociações prolongaram-se devido à mecânica complicada que temos na UE, mas também devido ao processo eleitoral em Cabo Verde, mas agora a fruta está madura e está pronta para ser servida dentro de pouco tempo", frisa.Apesar da insistência do A NAÇÃO, não foi possível, para já, obter mais informações junto do Palácio das Comunidades. Uma fonte conhecedora dos meandros das negociações, em "off", admitiu todavia que "tudo está praticamente pronto e devidamente negociado".BENEFICIÁRIOS. Aliás, em Novembro passado, o ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Borges, disse à Agência Lusa, em Bruxelas (na Bélgica), que académicos, empresários, jornalistas artistas cabo-verdianos, entre outros, poderão ver facilitados os vistos de acesso ao espaço comum europeu já em 2012. Segundo Borges, são dez as categorias de pessoas e profissionais que vão passar a beneficiar da "facilitação de vistos".Inicialmente, a Parceria para a Mobilidade foi subscrita, pela parte europeia, pela UE, Portugal, Espanha, a França e o Luxemburgo e, posteriormente, a Holanda acabou por aderir. Ela consiste numa oferta específica e concreta de diálogo e cooperação da UE e dos seus Estados-Membros nos domínios da migração legal e da migração e desenvolvimento em troca de uma cooperação maior dos países terceiros nos domínios da luta contra a imigração ilegal e a readmissão.Cabo Verde e a Moldávia foram escolhidos em 2008 para se tornar Estados-piloto para o estabelecimento pela UE de Parceria para a Mobilidade. No caso de Cabo Verde, a declaração conjunta foi adoptada em Luxemburgo, em 05 de Junho de 2008. A Parceria para a Mobilidade é também uma das formas de luta contra a emigração ilegal. ACÇÕES CONCRETAS. Duas das realizações concretas levadas a cabo no âmbito da Parceria para a Mobilidade foi a abertura, na cidade da Praia, do CAMPO (Centro de Apoio ao Migrante no País de Origem), com o objectivo de aconselhar e guiar os candidatos migrantes nas suas pesquisas no mercado de trabalho europeu e para aqueles que queiram voltar ao país, facultar-lhes um acompanhamento de reintegração. Na mesma altura foi também aberto, também na Praia, um Centro Comum de Vistos da UE. Tudo na perspectiva de uma facilitação de vistos que, com o tempo, poderá culminar num acordo de supressão de vistos.
Fonte: A Nação

domingo, 26 de fevereiro de 2012

História de um Detective


Detective Stories
Casais infiel histórias de detetive, a ausência de falso trabalho, filhos rebeldes ... Basco trabalho temporário tem.
Sherlock Holmes é o século XXI. Mas ao contrário do lendário personagem criado por Arthur Conan Doyle, detetives são hoje muito mais discreta, imperceptível e misturar com o resto de nós. Mas sua obra continua a ser crucial para resolver os casos que não chegam, nem nunca será, para os ouvidos da polícia. Os empregadores que suspeitam que eles enganam seus trabalhadores, os pais que querem saber o que os seus filhos quando saem à noite, maridos e mulheres que acreditam que seus parceiros são infiéis. São os casos mais comuns que trabalham em detetives particulares Euskadi. Suas histórias são infinitas. Estes são alguns deles recolhidos pela equipe de profissionais do escritório de detetives Argos San Sebastian, que dirige Angela Ramos. Vinte e cinco anos de experiência garantem.As empresas são clientes regulares das agências de detetives. Na maioria dos casos, os proprietários das indústrias dependem destes escritórios a casos evidentes de absentismo, roubo, desvio de materiais. "Algo muito comum é a baixa do pessoal do sexo masculino na queda. Naquela época, recebemos vários telefonemas de entidades patronais estão a pedir-nos a seguir seus trabalhadores que, sem justificação, eles adoecem ou sofrem uma lesão. Sempre de acordo nas mesmas datas. E, claro, depois de três anos em uma fileira faltar ao trabalho no mesmo período do ano passado, o empregador já mesquita. Assim, quando nós os seguimos, vemos que na realidade, aquilo que o empregado deve tomar a arma e ir caçar, ou para passar a pomba ou outras aves. É muito comum. "Mas a caça não é sempre o motivo da ausência. "Outras vezes, vítimas de causas são tão absurdo como ter um jardim e na época do ano temos de preparar a terra e colher os frutos. Há mesmo casos em que são baixos, pois eles realmente têm um segundo emprego. "Também no local de trabalho, os detetives deparamos com casos de ameaças e extorsão de empresários. "Estas são pessoas que muitas vezes tirar proveito da situação sócio-política que existe no País Basco para a melhoria da sua situação pessoal. Isso não acontece em outras comunidades. "As companhias de seguro mútuo também frequentemente procuram os serviços de detetives. "Nós tivemos que investigar um homem que se dedicou a montar estruturas de edifícios industriais. Este homem, uma vez que ele caiu de uma altura considerável e foi concedida uma incapacidade parcial, pelo qual recebeu uma quantia em dinheiro. Mas ele queria absoluto. Nós contratamos um mútuo e descobriu que ainda estava subindo andaime a oito, dez metros ou mais. Ele fez uma foto espalhada e foi ao tribunal. E não só lhe concedeu o absoluto, mas eles removeram a peça e também o obrigou a devolver todo o dinheiro que tinha ganhado. Para ele, era um golpe, mas na realidade era uma farsa. "Os roubos também são comuns em negócios. "Em uma padaria começou a perceber que os lucros haviam caído quando a produtividade não tinha feito. Chamaram-nos e depois dehoras descobrimos que um dos trabalhadores roubou dinheiro imediato e também parte da produção de bolos e doces jogou-os em recipientes. Esta pessoa é registrado e quando ele mostrou o material não disse nada. Ele foi demitido e ponto final. Por que? Provavelmente porque ele estava infeliz no emprego. Era um pai. Atualmente está trabalhando em outra empresa. "RouboFurtos em residências são outros detetives clássico. "Uma mulher de sua idade avançada três pessoas atendidas. Na casa havia desaparecido quatro milhões de pesetas que permaneceu escondida em um sofá. Um caso extremamente difícil de resolver. Ocorreu-nos a fazer uma montagem. Nós investigamos cada uma das pessoas, tenho todas as informações que podia sobre eles. Cada um em separado é para anunciar que tinha havido o roubo de dinheiro e também disse que os proprietários não tomar medidas legais se os factos admitidos. Para cada um de acordo com seu perfil, ele foi oferecido uma maneira diferente de devolver o dinheiro. Eles também foram informados de que havia algumas gravações e, às 12h00 horas em um determinado dia iria ser visto no escritório de um notário. Não era verdade, mas eles não sabiam. Fomos também informados de que um dos suspeitos era muito religiosa. Então ele propôs, mesmo sem saber que era ele, eu poderia devolver o dinheiro a um sacerdote em segredo da confissão. Essa pessoa pensa que o outro suspeito tinha sido oferecido a mesma solução ", disse o padre, mas não foi. Para cada proposta diferente. Assim, quando vimos alguns minutos antes de expirar o prazo, como um padre veio para casa com quatro milhões embrulhado em jornal sabia quem ele era. "infidelidades do parceiro são outra área em que os investigadores particulares mais trabalho. Homens e mulheres freqüentam agora aa estes armários em busca de provas de aventuras extraconjugais dos homens e mulheres. As estatísticas mostram que quando o marido, namorado ou parceiro que você suspeita que seu parceiro tem um outro relacionamento, uma alta porcentagem está errado. Em contrapartida, quando a mulher suspeita de infidelidade, poucos deixam de diagnóstico."Fomos contratados para ir para a República Dominicana para assistir a uma mulher. Seu marido estava desconfiado da viagem que fez a este país com um amigo. Disse que tinha dúvidas que não estava com uma morena. De fato, a pesquisa revelou que o que havia era uma "bagunça" entre amigos. Sentimos isso antes de sair. O marido deu uma figura que, em seguida, e nós fizemos suspeitar que havia uma relação entre duas mulheres. Ele disse que ambos tinham o mesmo pingente. Eram duas peças muito específicas, dois Cristos de Dali. Isto despertou a nossa suspeita. "Duas mulheres com o mesmo pingente? Por isso, foi difícil descobrir o que estava entre eles. "Em casa ou no local Em outra ocasião, o cliente era uma mulher. "Ele era alguém que estava tendo um péssimo, teve filhos ... Chamado a qualquer hora do dia. O marido era um empresário que se mudou muito. Ela tinha um amante em Donostia. Levou em qualquer lugar. Nós informamos a esposa de todos os passos que você deu, mas ela sempre quis saber mais. "Os investigadores disseram que os casos de infidelidade apenas sempre o mesmo: em uma casa ou um hotel. "Às vezes você diga a eles que seu marido acabou em um hotel com seuamante e lhe perguntar o que? Claro, eu posso responder que apenas têm jogado Parcheesi, mas eu digo ... Se um homem vem com uma senhora às três da manhã em um hotel e sair às nove horas ... não deve dar muitas voltas. Mas há sempre pessoas que não estão convencidos, são aqueles que não querem ver o que realmente é. "Os pais estão cada vez mais se voltando para os detetives para saber o que os seus filhos. Há poucos pais que querem saber detalhes de suas aventuras. "Nós continuamos a crianças de 14 e 15 anos que sair de casa normal e chegar ao topo com a" garrafa ". Meia hora antes de voltar para sua casa, colocar os dedos na boca e vómitos. A verdade é que é difícil explicar aos pais o comportamento de seus filhos. ""Uma vez que investigar um jovem de 17 anos que teve um mau comportamento. O monitoramento permitiu descobrir que estava grávida e foi sobre o aborto. E ainda teve tempo de fazê-lo. Quando eu disse a mãe, ela quase desmaiou. Eu ainda apreciá-lo. "Um caso de 'bullying'. "Eles vieram para a agência os pais de um garoto que começou a faltar à escola. Os pais queriam saber para onde ia.Seguimos ele e o garoto não fez nada. Foi carregado em um trem e uma hora, às vezes, Lasarte, desceu, foi dar um passeio e voltou. Outro foi mais longe, mas na verdade não fazer nada. O problema era que ele tinha conflitos com os outros, o 'bullying' famosos. O coração do menino foi mudado e agora está muito bom. "

Operação Carnaval da Polícia Nacional


A operação carnaval montada pela Polícia Nacional (PN) decorreu dentro da normalidade segundo o Aguinaldo Melicio que chefiou a operação. “Não registramos ocorrências de realce somente as habituais, corriqueiras,”. Esse boletim de ocorrências é do dia 17, sexta-feira, quando se iniciou o desfile com os grupos de animação até a quarta-feira na entrega de prémios. Nesse período a PN fez o balanço de 13 crimes contra pessoas e 20 contra propriedades. Os crimes contra a propriedade dizem respeito valores insignificantes. Nesse espaço de tempo foram feitas 301 chamadas de urgência entre as quais 174 por distúrbios. Do total 259 foram resolvidas.Para o chefe da operação o incidente que ocorreu no domingo, em que dois grupos travaram uma batalha no meio do desfile, serviu para alertar a PN a adoptar medidas de prevenção com os indivíduos implicados na ocorrência. Depois da identificação feita aos indivíduos foram detidos para averiguação e soltos mais tarde. Nenhum foi apresentado no tribunal.Esse balanço positivo feito pela PN foi devido ao plano adoptado, mas também ao reforço dos militares que disponibilizaram cerca de 60 agentes militares que auxiliou os agentes policiais que foram cerca de 100 de todos os ramos, polícia nacional, marítima e fiscal.A PN também tentou controlar a venda de bebidas alcoólicas nos balaios. E realizou a apreensão de bebidas as vendedeiras que já foram devolvidas. Antes da devolução será dada uma palavra de sensibilizações as vendedeiras acerca da venda de álcool. Foram aprendidas cerca de 50 litros de bebidas entre aguardente e ponche.
O Comando da Policia Nacional, em São Vicente, agiu na prevenção no dia de Carnaval. Para evitar distúrbios durante os desfiles dos quatro grupos oficiais o Corpo de Intervenção recolheu cerca de 70 indivíduos nalguns bairros. Por outro lado apuramos que as festividades do Carnaval decorreram na normalidade. E que a PN registou algumas ocorrências como agressões e brigas entre pessoas que foram sanadas pelos agentes no terreno.O Comando da Polícia Nacional destacou cerca de 90 elementos para garantir a segurança na cidade do Mindelo no dia de Carnaval. Ainda enquadrado no plano de actividades, o Comando da PN agiu na prevenção para evitar conflitos entre gangs durante o desfile oficial. Antes do arranque do desfile dos grupos carnavalescos o Corpo de Intervenção recolheu cerca de 70 indivíduos em diversos bairros.Entre os sujeitos conduzidos a Unidade da CI encontravam-se jovens referenciados como elementos dos gangs e indivíduos com passagem pela polícia suspeitos de terem feito assaltos na via pública. Para agir na prevenção a PN teve que fazer essa recolha nos bairros, mas após o término do desfile libertou essas pessoas.Segundo o que o NN apurou o Carnaval na cidade do Mindelo decorreu na normalidade com algumas ocorrências como agressões e brigas entre pessoas que foram sanadas pela PN. E que a segurança foi intensificada com o posicionamento no terreno de elementos do Núcleo da PN “Ninjas” nalguns pontos da cidade e de agentes que acompanharam os grupos carnavalescos.Por outro lado os agentes tiveram uma missão impossível que foi tentar impedir a venda e distribuição de bebidas alcoólicas no percurso dos desfiles. E no âmbito dessa fiscalização a PN apreendeu várias garrafas de bebidas alcoólicas que posteriormente serão destruídas.
Fonte: Noticias do Norte

Informe Jurídico & Outros: Universidade do Minho é parceira do Governo contra...

Informe Jurídico & Outros: Universidade do Minho é parceira do Governo contra...: A Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género (CIG) e a Universidade do Minho pretendem estender a várias regiões do país os grupos de...

Informe Jurídico & Outros: AESP: Ciclo de conferências discute segurança públ...

Informe Jurídico & Outros: AESP: Ciclo de conferências discute segurança públ...: A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) e o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (I...