sábado, 7 de janeiro de 2012

REQUISITOS PARA O SUCESSO DE UM INVESTIGADOR - PARTE 2

Olá meus amigos, hoje vou continuar a matéria do dia de ontem. Resumidamente, são atribuições que no fundo todos nós nascemos com elas, cabe então a cada um estimular essas capacidades, para no dia-a-dia nos tornarmos melhores profissionais.

INTELIGÊNCIA ORDINÁRIA E SENSO COMUM


Bom senso, bons julgamentos, argumentos discretos e seguros, habilidade na aplicação das técnicas de investigação, análise e interpretação, entre outros, são os meios oportunos para a solução de um crime.

MENTE SÃ E DESOBSTRUÍDA


Ter a cabeça fria significa a inexistência de preocupações, uma mente livre e leve. Nestas condições existe um claro favorecimento para o desempenho de um trabalho responsável e consciente. Sem temores e imparcial. Uma mente congestionada e preocupada, implica um julgamento precipitado, por sua vez, conduzindo a uma investigação fragilizada, a conclusões inseguras, a injustiças para com colaboradores, testemunhas, vítimas e suspeitos.

PACIÊNCIA ENTENDIMENTO E CORTESIA

A paciência é a arma do alcance. O entendimento é a arma do bom senso. A cortesia, é a chave mestra de todas as portas! O nervosismo irrita, bloqueia, impede. Assim, assuma-se, controlando os seus impulsos e as suas reacções.

HABILIDADE DE ACTOR

Este é um atributo de grande poder de persuasão. O actor convence, comove, inspira, influencia através da sua arte e habilidade cénica. Na investigação, há momentos em que não podemos ser diferentes. A diferença está apenas no objectivo. O actor agrada ao publico. O objectivo do investigador é, obter a verdade. Este atributo, é de grande valor em serviços de infiltração, serviços sob disfarce, protegendo a identidade do executor e a sua missão.


CAPACIDADE PARA ADQUIRIR CONFIANÇA

Requisito este, basicamente individual porque se fundamenta em factores como: personalidade, atitudes, integridade, simpatia e sinceridade. A confiança trai o segredo e a mentira e deixa acender a luz da verdade.

PERSISTÊNCIA E RESISTÊNCIA

Diz o ditado popular que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" ou "quem não chora, não mama". Sabedoria esta incontestável. Persistir é sem dúvida conseguir. Persistir exige tempo, esforço, dedicação e resistência.Resistir é suportar a tudo, às reacções, às agressões, às calunias, À tentativa de corrupção, à fome, etc.

PERMANENTE LEITURA

O interesse pela leitura de conhecimentos em geral,  dá mais desenvoltura ao investigador, bastando pelo menos um bom entendimento dos conceitos básicos e em especial destes mesmos conceitos quanto à sociologia, a psicologia  e dos problemas de ordem legal e de tratamento para com a pessoa humana.

VISÃO FOTOGRÁFICA

O fácil reconhecimento de pessoas, especialmente daquelas que já se envolveram em crimes, facilita consideravelmente, associada à lembrança das actividades que as mesmas exercem e das razões pelas quais já responderam por crimes; associada ainda à lembrança do "modus operandi" praticados pelas mesmas.

AUTO ADAPTAÇÃO

Capacidade de imediata adaptação a qualquer circunstancia ou local e ser tão engenhoso quanto necessário para a ocasião.

CAPACIDADE DE FAZER AMIGOS E COLABORADORES

A amizade também é fonte segura.Auxilia, socorre, traz cooperação, colaboração, confidências e apoio.

CONHECIMENTO DAS TÉCNICAS

De aproximação, de entrevista, de interrogatório e dos recursos electrónicos e científicos. De como tudo funciona e de todos os seus procedimentos. Tudo isto proverá o investigador de bases estáveis para uma boa investigação.

TACTO, DIGNIDADE E CONTROLO

Perspicácia, sensibilidade, astúcia e experiência. Ser probo. Dominar-se e dominar. Atributos que demonstram ser o investigador, realmente profissional.


INTERESSE, ORGULHO E FIDELIDADE

Outras qualidades que levam ao sucesso. Interessar-se pelas obrigações, é demonstração de responsabilidade. Orgulhar-se do que faz, é prova plena de consciência. A fidelidade é prova de idoneidade.

Está concluída esta fase. foram aqui mencionadas algumas das qualidade mais importantes que um investigador profissional deve procurar apurar e interiorizar. Sem querer ser presunçoso ou mais inteligente que ninguém, com toda a humildade, abertura e espírito de cooperação, apenas deixo aqui o meu contributo para que todos possam partilhar de conhecimentos e aprendizagens de forma a enriquecer o seu património cultural, tanto pessoal como profissional.



PRÓXIMA MATÉRIA: OBJECTIVOS E BASES ELEMENTARES DA INVESTIGAÇÃO


Cordiais cumprimentos a todos, está na hora de um merecido café...! ;
)

Sem comentários:

Enviar um comentário