quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ESPIONAGEM INDUSTRIAL


A espionagem é um conceito que existe há milénios, desde os primórdios da civilização que, de uma maneira ou outra, a espionagem era feita. Mas esta atingiu a sua plenitude durante a Guerra Fria, onde, na altura, os E.U.A. e a União Soviética disputavam informações estrategicas no cenario mundial.
Após a Guerra Fria, a actividade de Espionagem virou-se então para a área comercial, financeira e industrial.
A Espionagem Industrial pode ser definida por uma acção de pessoas ou grupos, que no seu interesse ou interesse de terceiros, têm como objectivo obter informaçoes confidenciais ou segredos comerciais sem a autorização dos detentores dessa informação, com fim de se alcançar uma certa vantagem economica. Com o tempo, a espionagem industrial tem tomado uma definição mais alargada. Por exemplo, tentativas de sabotar uma empresa, pode ser considerado espionagem industrial, desta maneira, e com o avanço das tecnologias, malware e spyware entraram no âmbito de espionagem industrial.

Consequências

Espionagem Industrial, à primeira vista, pode apenas trazer problemas e desvantagens para as empresas, mas olhando mais a fundo, podemos notar que pode trazer algumas beneces as empresas e sem dúvida ao consumidor final.
Apesar de trazer problemas as empresas, visto terem investido numa determinada tecnologia e depois verem a concorrência obtê-la sem qualquer esforço financeiro, podendo assim obter mais lucros fruto daquela descoberta, a Espionagem também aumenta o nível de concorrência do mercado, proporcionando assim uma melhor oferta para o consumidor, resultando em melhores preços. é por esta razão que em alguns países a espionagem industrial é aceite e incentivada.

Outra das consequências é o eventual aumento de rivalidade e tensão entre as empresas, podendo levar a actividades mais extremas da espionagem industrial, a sabotagem. Isto por vezes leva mesmo as empresas a falência, se a sabotagem for suficientemente bem executada.
é claro que dependendo do sector que estão inseridos. Num sector de puramente competição, por exemplo Fórmula 1, esta espionagem é proibida e banida, havendo sérias sanções a uma empresa que se prove ter recorrido a estes meios.

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