sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Notícias do Brasil - Blog "Elementar, meu caro Watson"

O Detetive Gomes, responsável pela agência de investigação privada com o mesmo nome e Director de Ensino da AIP, escola de formação de investigadores privados à qual temos além de uma estreita relação de amizade, uma parceria exclusiva de formação em Portugal.

O Det. Gomes, é também o impulsionador do blog "Elementar, meu caro Watson", blog este com o objectivo de relatar e denunciar situações no âmbito da investigação privada no Brasil. Como tal, vou colocar a última postagem que ele colocou no blog, que chama a atenção duma realidade presente no Brasil, a ganancia desmedida por parte de indivíduos sem escrúpulos, que se aproveitam dos incautos e mal informados, para ganharem dinheiro fácil e sujo, vendendo cursos sem qualquer valor e documentação falsa.

Faço questão de colocar aqui esta matéria, pois tal como no Brasi, em Portugal existem pessoas que gostariam de aprender sobre esta actividade e eventualmente exercer a profissão.

Aí, faço a chamada de atenção, nem tudo o que reluz é ouro, ou seja, a oferta de cursos pela internet, principalmente oriundos do Brasil, são às dezenas, ora é importante as pessoas fazerem uma escolha acertada, para que na hora de optar pela formação desejada, sejam atendidos por instituições sérias e devidamente registadas para esse efeito.

Amigo Gomes, parabéns pelo seu trabalho e pela coragem demonstrada a combater os oportunistas que por aí vagueiam!

Seguem as Palavras do nosso colega Det. Gomes:

O golpe dos Alvarás - Parte 2

|
Boa tarde pessoal,

Hoje vamos falar sobre a 2a parte do Golpe do Alvará dos Detetives.

Para quem não sabe do que se trata esta matéria, aconselho a lerem a parte 1 que está disponível nos posts anteriores.  Para quem já leu a primeira parte, prepare-se para fortes emoções.

Como já mostrei na primeira parte, Alvará é um DOCUMENTO OFICIAL emitido por órgão público.
(veja na matéria da 1a parte o significado e os tipos de Alvará).

Desde que postei a matéria (O golpe do Alvará), recebi centenas de emails de pessoas que possuem o documento emitido pelos cursos de detetives que fizeram.  A maioria dos emails são de pessoas indignadas e revoltadas, pois ao tomar conhecimento da matéria se sentiram enganadas e lesadas por tais instituições.  E olha que eu ainda não havia divulgado o nome de nenhuma delas.

Teve o caso de um cidadão que relatou um fato de grande humilhação pelo qual passou recentemente.
Disse o mesmo que havia uma comemoração em sua casa num final de semana e que havia convidado alguns amigos do trabalho.  Na parede de sua casa havia vários diplomas de cursos de detetive particular, detetive criminal, e outro diploma com o nome de Alvará.  De acordo com o mesmo, apesar de não exercer a profissão, tinha grande admiração e muito orgulho de ter feito tais cursos, fazia questão de mostrar aos amigos e familiares quando o visitavam. Neste dia, havia entre seus amigos um que era formado em direito (Advogado).  Ao mostrar orgulhosamente os certificados pendurados na parede, o amigo advogado achou estranho o tal Alvará e perguntou ao mesmo o que significava aquele documento. O cidadão então, afirmou que aquele documento tratava-se de uma autorização especial para exercer a profissão. Diante de um silêncio na sala e na presença de todos, o amigo advogado lhe explicou que aquele documento (Alvará) não tinha nenhum valor jurídico e aconselhou-o a tirar da parede, após explicar-lhe o que realmente significa um Alvará e quem pode emití-lo de fato e de direito.

Só estou lhes contando esta pequena história para vocês verem em que situação o cidadão ficou perante seus amigos e familiares ao descobrir que para nada servia aquele documento (Alvará).  Inclusive, seu amigo advogado, o aconselhou a rasgar e jogar fora, pois aquilo poderia lhe causar algum problema no futuro.

Teve um outro caso em que um aluno formado por uma determinada instituição que também lhe enviou um destes alvarás, ao ler a matéria no blog, ficou perplexo com a denúncia e imediatamente ligou para o diretor do curso cobrando-lhe explicações. Como resposta, além de nada ter sido explicado, ainda tomou um passa fora e levou com o telefone na cara.

Estou relatando estes fatos para que vocês vejam o que realmente vem acontecendo.

Estas instituições (verdadeiras arapucas) não estão preocupadas com a boa formação ou qualificação profissional. Estão preocupas em ganhar dinheiro as custas de pessoas inocentes.  O problema, é que pessoas de má índole também se aproveitam para tirar proveito da situação, como foi o caso daquele cidadão que comprou uma carteira falsa do FBI e que foi preso depois.

O que todos nós queremos saber e quem sabe alguem pode nos explicar o seguinte: Baseado em quê? Estas instituições estão emitindo este documento (Alvará)?

Quais os riscos os portadores destes documentos (Alvará) estão correndo?

1- Ser acusado de uso de documento falso?
2- Ser acusado de falsidade ideológica?
3- Passar vexame e constragimento?
4- Ser ridicularizado em público?

Agora vejam com seus próprios olhos os tais Alvarás que estão sendo distribuidosn por aí.

Clique na imagem para aumentar.











Este último chega a ser escandaloso. 
Aqui o detetive formado pode até escolher qual vai ser a cor da sua carteira.


Como vocês podem ver, isto chega a ser o cúmulo do ridículo.  Uma verdadeira aberração.
Ninguém na sua consciencia perfeita faria uma coisa destas. Isto só pode ser coisa de gente despreparada, desqualificada e sem condições nenhuma de dirigir uma instituição séria.

Se não for problema de incapacidade e despreparo, então só pode ser mal caratismo e má fé mesmo.

Uma outra pergunta que eu faço:

Onde estão os sindicatos dos Detetives que não vê uma coisa dessas e não toma nenhuma providência?

Já está na hora de fazermos uma denúncia ao Ministério Público para que coisas como esta não aconteçam mais.

Em breve, vou denunciar aqui no blog uma destas instituições que está registrado com um nome (Razão Social) mais que emite carteiras e certificados com outro nome que não está registrado na Receita Federal. e de acordo com seu CNPJ não pode exercer atividade de curso de formação e nem emitir certificados.


Aguardem

Cordiais saudações,

Detetive Gomes

A partir de agora, nosso lema vai ser: "Um por todos. Todos por um"
 

Sem comentários:

Enviar um comentário