segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Infidelidade conjugal – O motivo

As razões para a infidelidade conjugal são tantas e tão variadas como as pessoas envolvidas. Emily M. Brown, LCSW, diretora do Key Bridge Therapy and Mediation Center, categorizou os motivos para relacionamentos fora do casamento da seguinte forma: para evitar conflitos, por falta de intimidade, vício sexual, personalidade dividida e fuga. Muitas das razões apresentadas aqui se encaixam em uma ou mais destas categorias.

Curiosamente, os relacionamentos fora do casamento nem sempre são um sinal de um casamento ruim. Alguns cônjuges se entregam à atração de uma relação extraconjugal como o resultado de um estresse causado por uma grande mudança em sua vida, como se tornar um pai ou mãe ou quando os filhos saem de casa. Então, o adultério pode ocorrer em casamentos felizes ou infelizes. Em alguns casos, os cônjuges podem aparentar ser contentes aos estranhos, mas o marido ou a mulher começa um caso por causa de sua própria baixa auto-estima, para evitar conflitos habituais ou por medo da intimidade. O cônjuge fiel pode ter investido muito em seu casamento, mas o outro cônjuge muitas vezes vai mesmo assim ter um caso por causa de seus próprios problemas. Outras razões para a infidelidade conjugal normalmente são sintomáticas de um casamento infeliz e que está a caminho de dissolução. 

Alguns desses motivos são a falta de afeto entre os cônjuges, o vício sexual de um ou ambos os cônjuges, os sentimentos de direito sexual baseados no gênero ou posição social e como uma forma de escapar à realidade de um casamento infeliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário